O empreendedorismo está cada vez mais jovem no Brasil. Não importa a sua idade, com força de vontade e muita dedicação você pode transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Conheça e se inspire na história de 3 empresários brasileiros de sucesso que iniciaram suas jornadas no empreendedorismo durante a adolescência. Você perceberá que para empreender não existe idade, mas é preciso criatividade, determinação e responsabilidade.
1. ISABELA MATTE
A empresária Isabela Matte, hoje com 24 anos, começou a empreender com apenas 12 anos. Aos 14 anos, a jovem já havia conquistado o seu primeiro milhão.
Isabela nasceu em Brasília, mas morou em São Paulo grande parte da sua vida. Aos 12 anos, conseguiu enxergar uma oportunidade de mercado, ao perceber que era difícil encontrar roupas legais para meninas da sua idade.
A jovem então decidiu criar suas próprias peças de roupa: ela imaginava como elas seriam, comprava tecido e levava para costureiras confeccionarem. Aos poucos, suas amigas começaram a se interessar pelas peças que ela usava e, com a ajuda dos pais, Isabela criou sua própria marca, a Isabela Matte Store. Aos 14 anos, Isabela abriu um e-commerce para vender as peças. A loja online cresceu rápido, já no primeiro ano de funcionamento ela faturou 1 milhão.
A jovem sempre contou com o apoio e a ajuda da família. A mãe sempre incentivou seu sonho e não a deixou desistir. O pai era o responsável pelo financeiro da marca até Isabela atingir 18 anos. Isabela conta que o investimento que ela teve para iniciar a loja foi baixo, menos de mil reais. Com esse valor ela produziu algumas peças e colocou para venda e, com o dinheiro que conseguiu, reinvestiu na marca.
Atualmente a jovem trabalha também como influenciadora nas redes sociais, mas quando iniciou sua marca, o Instagramnem existia. Ela conta que cresceu na plataforma porque, com o tempo, ficou conhecida como “a garota que fazia roupas”, pois era jovem e isso chamava atenção. Além de sua loja online, Isabela também criou a Isabela Matte Academy, onde ajudava pessoas que queriam ter seu próprio negócio, ministrando aulas de empreendedorismo e como vender nas redes sociais.
Atualmente, Isabela atua como influenciadora digital, empreendedora, mentora e palestrante. A jovem foi destaque da Forbes Under 30 e escreveu seu primeiro livro “O jovem digital: Repensando o presente, moldando o futuro”. Neste post da Forbes, Isabela ensina 10 coisas importantes para empreendedores iniciantes.

2. ALEXANDRE TADEU COSTA
O empreendedor Alexandre Tadeu Costa é o fundador da Cacau Show, uma empresa de chocolates brasileira e atualmente, a maior rede de franquias do Brasil. Ele criou a Cacau Show aos 22 anos, mas o início de sua jornada empreendedora foi ainda antes, quando tinha apenas 17 anos.
Alexandre, aos 17 anos, queria ganhar uma renda extra e então decidiu vender chocolates na época da Páscoa. O jovem recebeu de uma empresa que iria presentear os funcionários um pedido de dois mil ovos de chocolate. Ao negociar com os fornecedores, Alexandre percebeu que eles não conseguiriam atender o que ele precisava e, então decidiu produzir os chocolates por conta própria. Foi com o lucro desse pedido, cerca de 500 dólares, que Alexandre fundou a Cacau Show.
Inicialmente a empresa vendia produtos consignados para padarias, que deixavam os chocolates expostos – se o produto não fosse vendido, poderia ser devolvido para o empreendedor. Alexandre então começou a estudar e buscar certificações para a fabricação de chocolates e, em 2001, abriu a primeira loja da Cacau Show no interior de São Paulo. A loja despertou interesse de franqueados e, em 2002, já haviam 18 lojas da Cacau Show no Brasil. A rede continuou crescendo rapidamente e em 2008 se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Atualmente, a empresa conta com 3 fábricas e há mais de 4.000 lojas espalhadas pelo Brasil.
Alexandre tem orgulho em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento ele contou com empréstimos bancários ou capital externo. Em 2010, após atingir a marca de 1.000 lojas, o empresário lançou uma autobiografia intitulada “Uma trufa e… 1000 lojas depois: A inspiradora receita de sucesso da maior rede de loja de chocolates finos do mundo”. Atualmente, o empresário é mestre chocolatier e referência gastronômica, e participou de diversas temporadas do MasterChef Brasil.

3. HENRIQUE DUBUGRAS
O empreendedor brasileiro Henrique Dubugras fundou a sua primeira empresa com 16 anos. Ele e o seu sócio, Pedro Franceschi, criaram a Pagar.me em 2013, uma startup de sistema de pagamentos online. No primeiro ano de funcionamento, eles receberam uma rodada de investimentos de 1 milhão de reais.
Mas a história de Henrique com o empreendedorismo começou ainda antes. Desde cedo, Henrique tinha interesse em negócios e programação. Com 16 anos, ele se juntou com outros dois amigos e criou um site para ajudar brasileiros que gostariam de estudar nos Estados Unidos. A ideia do site era transmitir conteúdos sobre como estudar no exterior para quem tinha interesse, mas não sabia por onde começar. Além do site, eles criaram um aplicativo que chegou a ficar em quarto lugar na área de educação da Apple Store. Um tempo depois, os amigos lançaram um outro site, a fim de auxiliar as pessoas que foram aprovados em universidades americanas a conseguirem bolsas de estudos pagas por empresários. O site também foi um sucesso.
Um tempo depois, Henrique participou de uma competição que, dentro de 24 horas, programadores precisam criar um programa, site ou aplicativo. Henrique e os amigos ganharam a competição ao criar um aplicativo semelhante ao Tinder (que na época, ainda não existia). Foi a partir desse aplicativo que começou a surgir a ideia de criar a Pagar.me. Henrique queria colocar no aplicativo um recurso que seria pago pelos usuários, mas encontrou muita dificuldade em achar um sistema ideal para o que precisava.
Nessa mesma época, Henrique conheceu o seu futuro sócio, Pedro, no Twitter. Então, em 2013 os dois lançaram o Pagar.Me, se inspirando em partes específicas que davam certo de várias empresas que já estavam no mercado. Em 2014 a empresa começou a dar lucro e em 2016 foi vendida para a Stone. Os dois amigos e sócios foram então estudar nos Estados Unidos, onde perceberam uma nova oportunidade no mercado. Henrique e Pedro identificaram a dificuldade de seus colegas empreendedores em conseguir cartões de crédito corporativos e em 2017 criaram a Brex, uma startup que fornece serviços financeiros para empresas no Vale do Silício.
Apenas 1 ano depois de sua criação, a Brex se tornou um unicórnio – startup com valor igual ou superior a 1 bilhão de dólares. Em 2020 a empresa foi reconhecida como uma das 30 empresas mais inovadoras do mundo. Em 2022, Henrique e Pedro entraram para a lista de novos bilionários brasileiros, com 1,5 bilhão de dólares de patrimônio cada um.
